Rio de Contas. Foto: Gustavo Medeiros.
Rio de Contas. Foto: Gustavo Medeiros.

O 1º Festival Literário e Artístico de Rio de Contas (Fliarc) já tem data definida, e acontecerá entre os dias 19 e 22 de outubro, na Chapada Diamantina. Com o tema “Rio de Contas 300 anos: resistência e memórias no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”, o festival promete uma verdadeira imersão na cultura da Bahia, celebrando suas memórias e lutas. O lançamento da programação ocorre neste sábado (11), às 19h, durante um evento no Club Rio Contense, no Centro de Rio de Contas.

Com uma programação que contempla atividades diversas e para todas as idades, o evento acontecerá nas principais ruas da cidade, promovendo ocupação dos espaços públicos, valorizando artistas locais e outras personalidades baianas. Segundo Nádia Márcia Campos, curadora do Festival, o propósito maior é conectar diferentes gerações em torno da atmosfera cultural que a cidade respira e ainda é pouco conhecida na Bahia.

“Vamos revelar toda arte que se constrói na cidade, como a música, a literatura, as artes cênicas, a dança, o teatro, obras artesanais que vem dos quilombos, a arte e a culinária local. O desejo é de que isso possa ser visto por todos, afinal Rio de Contas é uma cidade patrimônio cultural do Brasil”, revela a curadora.

Sendo um dos pólos de ecoturismo do estado, o município também é conhecida pela popularidade de seu artesanato, e ao promover o seu primeiro festival literário e artístico entra para o calendário oficial de manifestações lítero-culturais da Bahia.

Literatura. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.