O 1º Simpósio do Hospital da Obesidade aconteceu no último sábado (8), no Fera Palace Hotel, tratando da temática “Um novo olhar para o tratamento da obesidade”. O evento teve como palestrantes os endocrinologistas Dr. Fábio Trujilho e Dra. Ana Mayra Oliveira, e contou com a participação de grandes nomes da medicina baiana e brasileira que incluíram representantes de entidades médicas e sociedades de especialidades médicas. A plateia reuniu cerca de 80 médicos.
O endocrinologista Dr. Sérgio Braga, diretor técnico do Hospital da Obesidade, abriu o evento dando as boas-vindas a todos e falou da importância de trazer um novo olhar sobre o tratamento da obesidade. “Esse tema é extremamente importante, sobretudo por se tratar de um problema tão grave e complexo. A ideia do simpósio surgiu com o crescimento do nosso hospital e para discutir esse assunto com a comunidade científica baiana”.
A primeira palestra do evento foi ministrada pelo endocrinologista Dr. Fábio Trujilho, vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos para Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), que enfatizou dados alarmantes: “Quase 30 por cento da população adulta tem obesidade. E esses dados estão aumentando”. Ele destacou que o objetivo do tratamento não é emagrecer o obeso, mas tratar a obesidade. “No questionário sobre o que mudou na vida depois que você começou a fazer o tratamento, muitos deles dizem que conseguiram um emprego. Eles são reintegrados ao mercado de trabalho”, acrescentou.
Já a endocrinologista Dra. Ana Mayra Oliveira, que é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana e Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Geral Clériston Andrade, focou sua apresentação na obesidade infantil. “Estamos falando de uma doença que pode gerar disfunção cardiovascular precoce em crianças. A obesidade nesse grupo causa os mesmos malefícios que nos adultos”, alertou. Ela citou os medicamentos aprovados para uso em adolescentes e reforçou a importância das crianças praticarem exercícios físicos que sejam prazerosos para elas.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.