Reunião do Fonajuve, em Salvador. Foto: Reprodução/Cojuve.

Nesta quinta-feira (22), começou a 2ª reunião ordinária do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores em Políticas de Juventude (Fonajuve), que se estende até o sábado (24). Nesta edição a Bahia está sediando o evento que acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, das 8h às 18h. O espaço reúne gestores de juventude dos 26 estados brasileiros e a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República. Diante disso, o objetivo é fortalecer a governança no processo de implantação das políticas públicas, ao capacitar gestores estaduais de juventude.

Dois programas serão os principais instrumentos. Dentre eles, o Identidade Jovem (ID Jovem) estabelece um vínculo formal dos jovens, que são membros de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Assim, possibilitando a comprovação e efetividade do direito deles nas circunstâncias previstas pelo Estatuto da Juventude.

Por sua vez, o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), busca fomentar a intersetorialidade e a transversalidade das políticas, dos programas e das ações destinadas às juventudes brasileiras. Além disso, ainda estimulam um intercâmbio de programas e ações que promovam os direitos deles implantados nos estados. Por fim, garante a integração das políticas públicas de juventude ao ciclo de planejamento e orçamentário anual e plurianual.

O evento tem apoio do Governo da Bahia, por meio da Coordenação Geral de Políticas de Juventude do Governo do Estado (Cojuve), em parceria com outras Secretarias de Estado e o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República.

Reunião do Fonajuve, em Salvador. Foto: Divulgação/Cojuve.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.