Já consolidado como o maior festival de artes visuais e tecnologia do Norte e Nordeste do Brasil, o SSA Mapping chega à sua 4ª edição em 2023. Será uma semana inteira de programação totalmente gratuita, de 02 a 08 de outubro, deslocando-se do centro da cidade pela primeira vez para fazer da simbólica Cidade Baixa o grande palco de reunião de públicos e artistas em espaços públicos. Idealizado e produzido pela Baluart Produtora e Agência Ilimitado, o evento tem patrocínio do Nubank, com realização através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.
De segunda a quinta-feira, atividades de formação e de aquecimento serão realizadas no Doca1 – Polo de Economia Criativa, no Comércio. Na sexta-feira, 06 de outubro, a orla da Ribeira anunciará a chegada do festival na Cidade Baixa. Daí então, no final de semana, dias 07 e 08, as esperadas intervenções visuais se projetam sobre a fachada da Igreja do Bonfim, uma das edificações mais emblemáticas de Salvador e de sua identidade cultural. Respeitando sua sacralidade, a missa das 17h entra como parte da programação nos dois dias. Passeios guiados pela região, batizados de rolés, também estão agendados para os finais de tarde.
Dezenas de visuais serão exibidos, parte deles na “Mostra Aberta”, que teve inscrições públicas. Além de DJs, cada noite é encerrada com performances inéditas que apresentam imagens especialmente criadas para shows ao vivo. No entorno da colina sagrada, serão montadas feira de artes e gastronomia. O SSA Mapping teve sua estreia em 2017, na Praça Municipal, projetando imagens sobre o Palácio Rio Branco. Em 2018, a 2ª edição foi no Campo da Pólvora e Fórum Ruy Barbosa. Já em 2021, o Arquivo Público da Bahia, na Baixa de Quintas, foi a tela para as artes. Nestes três anos, mais de 120 artistas visuais se apresentaram para mais de 20 mil pessoas.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.