Mauro Adan. Foto: Renata Marques

Como tornar a experiência do paciente mais humana, acolhedora e segura? Esse é o foco do seminário Na Pele do Paciente II, realizado nesta quinta-feira (9), no Mundo Plaza Business Center, em Salvador. O evento, promovido pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (AHSEB), integra as comemorações dos 60 anos da entidade e reúne gestores e especialistas para discutir práticas de cuidado que considerem aspectos emocionais, espirituais e clínicos do paciente.

Em entrevista ao Anota Bahia, o presidente da AHSEB, Mauro Adan, detalhou que a segunda edição do evento traz uma discussão mais aprofundada sobre a temática, promovendo palestras, painéis, apresentação de cases, debates e momentos de networking.

“Nós aprofundamos a discussão para ter o paciente num atendimento individualizado, personalizado, não só na assistência, não só na situação técnica que ele precisa resolver, mas sim na forma dele ser, como é que ele enxerga, o que é que ele espera do serviço”, destacou.

Mauro reforçou que o debate promovido pelo seminário é baseado em teoria, estudos e em cases, com instituições trazendo suas experiências para que a temática seja difundida.

“É humanização e diálogo franco. O corpo clínico, o grupo de profissionais técnicos, os trabalhadores da saúde, eles estão preparados para serem bastante francos e diretos, tratando com o paciente todos os setores. O aspecto da patologia que ele tem e o aspecto também da saúde mental que uma coisa vai contribuir para que o processo possa evoluir e ter uma finalização satisfatória”, explica.

Ao longo de suas seis décadas de existência, a AHSEB vem apostando em educação continuada, treinamento e em trazer focos de discussão. Através de eventos e de sua universidade corporativa, a entidade promove muito treinamento e capacitação. A movimentação busca que os associados possam trazer os seus gestores, diretores, corpo técnico, para aprofundar as discussões e práticas.

“O papel da ASEHB é ajudar as instituições a poder melhorar a performance de saúde da Bahia. E posso dizer e assegurar que a Bahia hoje tem instituições de saúde, tem profissionais de saúde, tem corpo de trabalhadores da área de saúde que não precisa um paciente, uma pessoa sair da Bahia para fazer absolutamente nada. Aqui se consegue fazer hoje tudo com bastante excelência”, declarou Mauro Adan.

Mauro Adan. Foto: Renata Marques

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify