Em entrevista ao site Mar Bahia, a advogada e empresária Isabela Suarez, que está a frente da Fundação Baía Viva, fez duras críticas ao poder público quando se refere a Baía de Todos os Santos. A FBV é uma entidade que há 22 anos é regida pelo macro objetivo de contribuir com ações concretas e recursos próprios para a revitalização das relações sócio-ambientais na BTS.
“A Baía de Todos-os-Santos é o maior ativo histórico e ambiental do nosso Estado, foi berço do Brasil e abrigou o maior porto do Hemisfério Sul durante todo o período colonial. Esses registros ainda podem ser vistos (fortificações, engenhos, igrejas, etc..) contudo, infelizmente a BTS sofre com descaso e falta de estratégia no seu planejamento, não permitindo que ocupe o lugar de destaque que merece”, disse ela.
“O pior é a falta de interesse das autoridades estaduais na recuperação do Patrimônio e na criação de infraestrutura turística. O PRODETUR levou 12 anos na gaveta. Só agora está em andamento. Já deveríamos estar no PRODETUR XV. Não vamos esquecer que a atividade econômica do Brasil até o ano de 1800 estava quase toda inserida dentro de nossa Baía”, finalizou Isabela.