Participantes da Missão Tanzânia
Participantes da Missão Tanzânia. Foto: Divulgação.

Nos dias 30 e 31 de outubro foi realizado um seminário na Tanzânia, na África, com a presença de representantes de 36 países, com o tema “Mecanismos Internacionais de defesa contra a violação dos direitos humanos laborais”. A jurista baiana Golda Mazur Cumming, advogada da Força Sindical Bahia, central que conta 122 sindicatos afiliados, marcou presença no encontro, a convite da BWI Global Union.

A “Missão Tanzânia” teve como objetivo fomentar e discutir a apresentação de projetos, formas de ações e ideias para combater o descumprimentos das normas de Direitos Humanos no ambiente profissional. “Esse direitos são universais, independem de cidadania. Então, se alguma regra trabalhista é descumprida, ou mesmo quando uma empresa tem um comportamento hostil com a presença dos sindicatos, há, por consequência, evidente violação das garantias universais básicas”, explicou Golda, que é mestre em Políticas Sociais e Cidadania e doutoranda em Politicas de Gênero.

Ela foi escolhida dentro da América Latina, Central e Caribe, para representar os trabalhadores na indústria da construção e da madeira de todos os países que compõem essas regiões. “Foi um encontro desafiador e muito proveitoso. Levamos diversas abordagens da realidade latino-americana para que todos pudessem conhecer, eles levaram também casos da África e e Ásia, e tecemos planos para o futuro. Esses encontros se dão anualmente e são de suma importância” completou ela. A BWI Global Union é uma confederação mundial, que conta com mais de 140 países filiados e representa sindicatos dos trabalhadores da indústria da construção e da madeira em todo o mundo.

Golda Mazur Cumming
Golda Mazur Cumming. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.