Micheline Orsi. Foto: Reprodução.
Micheline Orsi. Foto: Reprodução.

No Brasil, comemora-se anualmente, no dia 15 de março, o Dia da Escola. A ideia da data é reforçar a importância que a escola tem em nossa sociedade e o seu papel de local de desenvolvimento e emancipação do indivíduo. Por isso, o Anota Bahia dialogou sobre o assunto com os gestores e diretores das principais instituições de educação da Bahia e eles discorreram sobre a importante temática.

Micheline Orsi, coordenadora da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental do Colégio Cândido Portinari, localizado em Salvador, comentou sobre a relação de confiança entre a escola e a família. “É nesse espaço que os indivíduos aprendem e praticam conceitos e valores importante e essenciais para a vida em sociedade. A escola ocupa um lugar de direito para todos, sendo a educação um direito garantido pela lei, voltada à formação integral do indivíduo. A família precisa estabelecer uma relação de confiança com a escola. Quando a família não entende a importância dessa instituição na vida da criança/jovem gera uma insegurança no aluno desencadeando o desinteresse, a ausência e consequente a evasão”, disse.

“A participação efetiva da família na escola proporciona um melhor desempenho do estudante, além colaborar estimulando uma maior confiança, autoestima e engajamento das práticas pedagógicas escolares. Se faz necessária essa relação, afim de proporcionar ao aluno a consciência sobre a aprendizagem estimulando essa prática de forma dinâmica, real e lúdica. Após a pandemia as escolas estão se reestruturando afim de equalizar as perdas desse período, não podemos perder de vista as práticas pedagógicas atrativas (lúdicas), a reorganização dos conteúdos afim de dar o apoio necessário ao andamento do processo”, completou.

Por fim, ela discorreu sobre os desafios atuais: “Com a retomada das atividades presenciais nas escolas, o uso das tecnologias e a implementação do Novo Ensino Médio estão entre os principais desafios dos próximos anos. O modelo mudou os estudantes mudaram a ansiedade está presente e tanto na parte pedagógica quanto no acompanhamento socioemocional são de suma importância para esses próximos anos”, finalizou.

Educação. Foto: iStock.
Educação. Foto: iStock.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.