Ana Libertado, diretora do MAB. Foto: Reprodução.

Com 32 anos de experiência em gestão de museus, Ana Liberato acaba de assumir a direção do Museu de Arte da Bahia (MAB). A nomeação foi publicada na ultima quarta-feira (12) no Diário Oficial do Estado. Formada em museologia pela UFBA, ela já dirigiu o Departamento de Museus da Secretaria de Cultura do Estado, dos museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e do Museu da Cidade e da Casa do Benin.

O MAB está localizado no Corredor da Vitória, em Salvador. É patrimônio administrado pelo IPAC, criado em 1918, e que possui um rico acervo de mais de 13 mil itens, incluindo artes plásticas e decorativas. Dentre elas, peças do mobiliário baiano, conjunto de porcelanas orientais e europeias, além de cristais, ourivesaria e outras alfaias.

De acordo com Liberato, os primeiros passos de sua gestão no MAB contemplam elaborar um Plano de Ação Participativo que abranja o restabelecimento das condições físicas do museu para atender as necessidades inerentes à conservação do imóvel, do seu acervo e que proporcione uma melhor acessibilidade a todos os visitantes. “Para a elaboração do plano, tenho procurado ouvir diversos segmentos da comunidade e colaboradores acerca de suas expectativas em relação ao museu”, explicou.