15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Foto: Ascom/SDR.
15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Foto: Ascom/SDR.

A abertura da 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária aconteceu na noite desta quarta-feira (11), no Parque Costa Azul, em Salvador. A mais nova edição do evento encerra o 1° Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, iniciado em novembro, no Rio Grande do Norte. A programação do evento segue até este domingo (15), com oficinas, seminários, apresentações musicais, além da comercialização de produtos da agricultura familiar, artesanato e iguarias de diversas regiões do estado.

Estão instalados no local mais de 145 estandes e cerca de 600 expositores dos 27 Territórios de Identidade do Estado, e os participantes da III Feira Nordestina da Agricultura Familiar. Durante a abertura, com a presença da secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, representando o ministro Paulo Teixeira, foi assinada, com o Governo Federal, a contratação do Pronaf A para Comunidade Quilombola, para o Plano Safra 2024/2025, com investimento de mais de R$ 100 mil, beneficiando famílias do Quilombo Fortaleza, no município de Bom Jesus da Lapa.

Na ocasião, também foi assinado o acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA) para a emissão de ART Social, que reduz custos e facilita a elaboração de projetos e de estudos técnicos e prestação de assistência técnica aos beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), além da entrega de selos Quilombos do Brasil e Indígenas do Brasil, certificando a produção de comunidades quilombolas e indígenas e reconhecendo sua importância para a preservação da cultura, tradições, desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

“Aqui é um momento de grande celebração. É aqui que se encontra os mais diferentes produtores da agricultura familiar, as nossas 420 agroindústrias espalhadas pela Bahia. Aqui se encontra vontade de produzir alimento limpo e saudável para as mesas dos baianos e das baianas e do Nordeste”, disse, agradecendo o apoio e investimento do Governo Federal e Estadual e de todos os parceiros que “entenderam que essa estratégia é a forma de manter o povo produzindo com qualidade, mantendo a riqueza e a diversidade”, destacou Osni Cardoso, secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR).

15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Foto: Ascom/SDR.
15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Foto: Ascom/SDR.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify