Na manhã da última quinta-feira (02), aconteceu a cerimônia de abertura da 3ª edição do Acelera Iaô no Galpão das Artes, na Associação Fábrica Cultural, na Ribeira, em Salvador. No início do evento, os convidados também conheceram um pouco mais sobre o desenvolvimento do programa, através da exibição da retrospectiva do trabalho que vem sendo realizado pela entidade, com o patrocínio do Grupo Carrefour. Na ocasião, Joel Miguez, presidente da Fábrica Cultural, e Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), assinaram o termo de parceria entre ambas instituições.
Segundo Fernando Guerreiro, a associação foi pioneira quando trouxe a ideia de economia criativa, há 20 anos, e continua em expansão. “É com maior prazer que assinamos esse termo de cooperação, para que também aqui se transforme no espaço Boca de Brasa, um movimento que surgiu para apoiar esse movimento cultural, empreendedor e artístico”, afirma.
A aula inaugural marcou o início das atividades para capacitação de afroempreendedores nos segmentos de alimentação, moda, artesanato e música. Vale lembrar que o programa está sendo dividido em aulas online e presencial, com ações, palestras, workshops e outras atividades voltadas para o segmento.
A programação contou ainda com as participações de empreendedores acelerados na 2ª edição do evento, e contemplados com o Investimento Semente, que falaram de suas experiências no programa. Com isso, Mel Campos, especialista em inovação e empreendedorismo, ministrou a palestra “Criativando”. Já no Pitch Performance, Julieta Villas Bôas, Zuleima Santos e George Luís, falaram sobre o crescimento de seus empreendimentos. Por fim, o afrochef Jorge Washington comandou a cozinha-show do Acelera Sobre Rodas, onde preparou um arrumadinho de carne de fumeiro.
Vale lembrar que este primeiro ciclo, o Acelera Iaô contará com a participação de 220 afroempreendedores no Iaô Labs. Foram disponibilizadas 120 vagas, divididas em 40, para moda, música e artesanato. No segmento de alimentação, os afroempreendecores foram selecionados para ocupar 100 vagas.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify