Ivete Sangalo com Ilê Aiyê. Foto: Joka/SECOM – PMS

A maior festa de rua do mundo teve seu início oficial na tarde desta quinta-feira (08), na Praça Castro Alves, em Salvador. Para celebrar a abertura da folia, ocorreu um encontro de três trios, comandados por Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e BaianaSystem. Diversos convidados como o bloco Ilê Aiyê e Armandinho Macêdo também se apresentaram para uma multidão de pessoas reunidas no local.

Abrindo o Carnaval de Salvador, Ivete Sangalo apresentou alguns de seus sucessos, além de “Macetando”, sua música de trabalho para esta folia. “Eu já vivenciei encontros de trios memoráveis, de grandes artistas e nomes da música brasileira. Sempre foi uma tradição nossa. É um momento muito importante trazer de volta esse lugar, esse cenário e cartão-postal que é a Praça Castro Alves, que já embalou tantos carnavais”, contou a cantora sobre a ocasião especial.

Homenagens ao Ilê Aiyê foram realizadas na ocasião pelos trios presentes no local, representando os blocos afro, reverenciados no Carnaval deste ano. “Estar aqui homenageando os blocos afro significa uma construção do que é o processo de continuidade de uma música muito forte. Estamos com o coração pulsando, pulsações essas que vem de ritmo, de toque, de tambor, estamos falando de uma musicalidade que vem de África e que respira resistência, respira comunicação com o povo”, revelou Russo Passapusso, vocalista da BaianaSystem.

Além do Mais Belo dos Belos, que completa 50 anos em 2024, Armandinho Macêdo, com sua guitarra baiana, também se apresentou, ao lado de Carlinhos Brown, que fez várias reverências ao guitarrista. O músico vem trazendo o legado de Dodô e Osmar, que realizaram um encontro similar ao desta quinta-feira, com a participação de Moraes Moreira, no ano de 1976, na Praça Castro Alves.

Armandinho e Carlinhos Brown. Foto: Joka/Secom PMS.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.