A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) elegeu nesta quarta-feira (30), em Assembleia Geral Extraordinária, a nova diretoria para o período de 2022-2025. A votação ocorreu em formato híbrido, com 23 associados votantes na seção presencial na sede da instituição e 56 online através da plataforma Zoom, totalizando 79 votos.
A chapa Democracia Viva, eleita na assembleia, traz como epígrafe a frase “A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é, sobretudo, o maior elemento de estabilidade das instituições”, do jornalista e jurista baiano Ruy Barbosa. O presidente executivo reeleito Ernesto Marques se emocionou durante a cerimônia e ressaltou a importância dos mais velhos para a história da imprensa baiana.
“Que a gente se esforce para manter isso aqui como um templo à democracia, um lugar onde se possa discutir qualquer assunto. Um lugar onde o contraditório possa sim se afirmar e em voz alta, se for o caso. Onde se faça o debate com calor, se for o caso. Mas sem que isso, em hipótese alguma, signifique qualquer tipo de ultrapassagem a civilidade e o limite da boa convivência”, declarou o presidente.
Essa foi a primeira eleição na ABI sob o Novo Estatuto, formalizando novidades como a transformação dos antigos departamentos de Cultura e de Divulgação em diretorias e a criação de diretorias estratégicas para a atuação da entidade em defesa da liberdade de imprensa e da democracia.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.