Na noite da última quinta-feira (26), a Associação Bahiana de Medicina (ABM) realizou uma cerimônia em comemoração aos seus 81 anos e tecendo as tradicionais homenagens do Mérito Médico, que possui cinco categorias. Com isso, foram honrados: a patologista Achiléa Lisboa Bittencourt (mérito acadêmico), a infectologista Nanci Ferreira da Silva (SUS), a cirurgiã pediátrica Maria do Socorro Mendonça de Campos (pela dedicação às entidades médicas), a anestesiologista Maria Lúcia Bomfim Arbex (atuação no interior do estado) e o ginecologista e obstetra Luiz Eduardo Machado (in memoriam).
Sengundo o Dr. César Amorim, presidente da ABM, o diploma do mérito médico é destinado aos profissionais que honram a medicina, exercendo a profissão com respeito aos princípios éticos, e servindo de inspiração para os colegas e as novas gerações. “É um prazer muito grande e uma honra poder prestar essa homenagem aos médicos baianos. Neste ano, temos uma maioria de mulheres sendo agraciadas, e isso é motivo de muito orgulho para todos nós”, pontuou Amorim.
Além do presidente, a mesa solene incluiu a Secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, os presidentes da Academia de Medicina da Bahia e Sindimed-BA, respectivamente, César Augusto de Araújo Neto e Rita Virgínia Marques Ribeiro; o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Antônio Alberto Lopes; e o ex-presidente do Cremeb, o conselheiro José Abelardo Garcia de Meneses, que representou o presidente, conselheiro Otávio Marambaia.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.