A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) entrou na Justiça com ações de reparação em mais de 10 cidades baianas e perante o governo do estado. De acordo com o grupo, mais de 300 mil estabelecimentos foram fechados em todo o Brasil durante a pandemia da Covid-19. Além disso, a organização afirmou que 91% dos bares e restaurantes na Bahia enfrentam problemas para pagar os salários de seus funcionários.
“Fomos um dos mais prejudicados pelas medidas restritivas impostas. Não estamos discutindo o mérito destas iniciativas – se foram lícitas ou não, nem mesmo associando as ações na Justiça a qualquer prefeito ou governador em específico, nem à qualidade de suas decisões. Temos clareza de que as perdas provocadas no setor foram resultantes de atos do executivo municipal e estadual, portanto, cabe a estes a responsabilidade pela reparação” afirmou o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
Além do governo do estado da Bahia foram acionadas também as prefeituras de Salvador, Porto Seguro, Camaçari, Ipiaú, Candeia, Lauro de Freitas, Mata de São João, Cairu, Jacobina, Santo Antônio de Jesus, e Amélia Rodrigues. Segundo a Abrasel, caso vençam a causa coletiva, o próximo passo será que cada estabelecimento ingresse com uma ação individual apresentando as perdas em função das medidas do poder público.