Em solenidade realizada na última segunda-feira (08), no Salão Nobre do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), aconteceu a cerimônia de posse do velejador Aleixo Belov como novo membro da Academia de Letras e Artes de Salvador.
Natural da Ucrânia e radicado na Bahia, Aleixo Belov escreveu dez livros acerca de suas aventuras como velejador ao redor do mundo. Na cerimônia, o novo membro da academia assumiu a cadeira 19, que tem o jurista e sociólogo Antônio Luiz Machado Neto como patrono.
Durante a cerimônia de posse, o velejador sempre fazer questão de registrar os momentos de quando esteve à bordo do seu veleiro: “Durante minhas viagens, sempre recolhia coisas que achava importante, como obras de arte, esculturas, elementos da cultura local, além de ter todas as cartas náuticas, onde registrei os caminhos e por onde passei, e com isso, resolvi, fundar o Museu do Mar, porque eu tinha receio de que tudo se perdesse, e assim, deixar um legado para sociedade”.
Além de Aleixo Belov, o advogado Raul Affonso Nogueira Chaves Filho e o empresário Cícero Gonçalves Sena Neto também foram empossados como novos membros da academia. O professor Astor de Castro Pessoa também foi homenageado na noite da última segunda-feira, recebendo o diploma de membro honorário.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify