Isabela Suarez e Georges Humbert. Foto: Renata Marques

A capital paraense se prepara para sediar, nesta quinta (6) e sexta-feira (7), a Cúpula do Clima, encontro internacional que reunirá líderes mundiais, ministros, pesquisadores e representantes de órgãos internacionais para discutir estratégias globais de enfrentamento à crise climática. O foco estará na transição energética justa, na conservação das florestas tropicais e na preservação da biodiversidade, temas centrais para o Brasil em sua trajetória climática.

A Associação Comercial da Bahia (ACB) e o Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (Ibrades) vão realizar a cobertura institucional e em tempo real do evento, diretamente de Belém. A iniciativa contará com a presença do presidente do Ibrades, Georges Humbert, e será desenvolvida em parceria com o Jornal A TARDE.

Segundo Humbert, a participação representa um avanço importante no diálogo nacional sobre sustentabilidade. “Será uma oportunidade única para o Ibrades, a Bahia e o Brasil. Estaremos realizando uma cobertura técnica e institucional da COP30, com enfoque na participação do setor produtivo sustentável brasileiro, promovendo visibilidade, transparência e comunicação qualificada das ações desenvolvidas. Essa entrega está diretamente alinhada ao legado do 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, que se consolidou como um dos principais encontros pré-COP”, afirma.

A Cúpula foi convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é considerada um momento estratégico de articulação global antes da COP30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, que ocorrerá também em Belém, de 10 a 21 de novembro.

Ao todo, 143 delegações dos 198 países signatários dos acordos climáticos internacionais já confirmaram presença. A Cúpula reforça o papel do Brasil como protagonista na agenda ambiental e na construção de um modelo de desenvolvimento que concilie crescimento econômico, inclusão social e proteção ambiental.

Georges Humbert. Foto: Renata Marques

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify