Operária de indústria. Foto: Olhos de Lince Filmes.

A Acelen, empresa de energia, gestora da Refinaria de Mataripe, na Bahia, lançou iniciativas para incentivar o protagonismo das mulheres no setor industrial, predominantemente ocupado por homens. Em pouco mais de um ano, a presença feminina no chão de fábrica já representa 18%, cenário ainda muito incomum na área. No laboratório de refino, elas já representam 50% do time.

Além disso, a empresa abriu um programa de Jovem Aprendiz exclusivo para mulheres das comunidades do entorno da refinaria, que oferecerá um curso gratuito de dois anos de Técnico em Petroquímica. Serão 40 vagas para mulheres residentes das cidades de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Catu e Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos.

“Apostar na inclusão e diversidade de gênero traz um ganho de competitividade ao negócio, além de beneficiar as comunidades do entorno, nosso maior objetivo. Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na refinaria. Elas fazem a diferença em qualquer lugar, com segurança, qualidade e comprometimento”, comentou o vice-presidente de RH, João Raful.

Para participar do processo seletivo do curso, é preciso ter entre 18 e 21 anos, ensino médio completo e morar em um desses municípios. As inscrições vão até 15/03.

Refinaria
Refinaria. Foto: Saulo Kainuma.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.