Criada com o objetivo de capacitar empreendedores negros da Bahia, o Acelera Iaô será lançado no dia 12 de janeiro, próxima quarta, no Espaço Cultural da Barroquinha, na capital baiana. A cerimônia de abertura, prevista para às 18h30, contará com show da cantora e ativista Margareth Menezes, fundadora e presidente da Fábrica Cultural.
A expectativa é de que o programa alcance e promova o desenvolvimento de cerca de 1.500 empreendedores negros baianos. O estímulo à autonomia e geração de renda são alguns dos propósitos do projeto, que conta com o patrocínio do Grupo Carrefour Brasil.
Em depoimento lúcido e indispensável, Margareth Menezes comentou sobre a iniciativa. “A luta do povo negro é por uma coisa muito simples: é pelo direto à vida, à educação, pelo direito a um espaço de trabalho, pelo reconhecimento das suas competências profissionais, pelo direito a uma remuneração igualitária e justa”, enfatizou.
“A Fábrica Cultural potencializa o empreendedorismo negro há mais de 15 anos e nunca tivemos apoio de uma grande rede varejista como agora. Isso vai nos possibilitar, através do Acelera Iaô, impactar a vida de muita gente, mulheres negras, jovens empreendedores, porque dentro de uma comunidade, quando uma pessoa recebe uma oportunidade, ela distribui”, concluiu a artista.