Obra de Antônio Rebouças. Foto: Reprodução.
Obra de Antônio Rebouças. Foto: Reprodução.

Celebra-se, em 2022, o centenário de nascimento do escultor baiano Antônio Rebouças. Notável nome da arte brasileira, o artista deixou um legado inenarrável ao movimento modernista. Por isso, um acervo inédito formado por 40 quadros em acrílica e cerca de 20 esculturas de Rebouças está sendo catalogado em Salvador.

As obras, nunca antes expostas, são uma surpresa tanto para o público quanto para a crítica e especialistas. Após o falecimento do pintor, a sua filha caçula, Adeline Rebouças, que é proprietária do acervo, iniciou o levantamento de toda a coleção inédita do pai. As obras devem compor uma exposição ainda neste ano.

“Os quadros pintados por ele dos 85 aos 91 anos de idade, quando faleceu, parecem produzidos por um jovem com 20 anos devido ao vigor e energia, mas, claro, com o domínio de mestre que ele era”, explicou Adelina.

Vale destacar que Antônio Rebouças era irmão do famoso arquiteto modernista baiano Diógenes Rebouças, que construiu, dentre outras coisas, a Avenida Contorno, a antiga Fonte Nova e o Hotel da Bahia.

Obra de Antônio Rebouças. Foto Reprodução.
Obra de Antônio Rebouças. Foto Reprodução.
Antônio Rebouças. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.