Morro de São Paulo. Foto: Ravine Marttin.

Mais de 04 meses após as primeiras medidas tomadas pela Prefeitura de Cairu para contenção da Covid-19, o município entra agora em outro momento. O Plano Novo Normal Cairu, iniciado nesta segunda-feira (03), apresentou protocolos, parâmetros e fases para a retomada econômica. A cada etapa da liberação serão observados os indicadores epidemiológicos, que podem levar a alterações nas datas e medidas previstas.

A primeira fase prevê a flexibilização gradual de transportes marítimos para moradores com destino a Gamboa e Morro de São Paulo, assim como Cairu, via Graciosa e, a partir do dia 10 de agosto, abertura restrita do comércio varejista. Na fase seguinte, marcada para o dia 17, será autorizada a realização de encontros religiosos com restrições. Na mesma fase, os demais transportes marítimos também serão flexibilizados para moradores.

Já na terceira etapa do plano, prevista para 03 de setembro, o transporte marítimo será aberto para turistas que comprovarem reserva em meios de hospedagem. Bares e restaurantes também serão autorizados a abrir, com restrições, respeitando os protocolos. O uso das praias para práticas individuais será liberada.