Por conta das altas temperaturas registradas em todas as regiões do estado, ocasionadas pelas mudanças climáticas, e visando promover a saúde de baianos e turistas, o Governo da Bahia intensificou os esforços para garantir o acesso à água para consumo no Carnaval de Salvador. As medidas preventivas foram discutidas, nesta quarta-feira (17), no encontro entre as Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Meio Ambiente (Sema), Segurança Pública (SSP), de Comunicação (Secom) e Embasa.
A proposta é definir estratégias para amenizar efeitos do calor extremo, facilitando a hidratação do público, com a oferta de água de qualidade e a preservação do meio ambiente durante a folia. Segundo o titular da SJDH, Felipe Freitas, o órgão integra o grupo de trabalho com vista na importância de proteger a vida, a segurança e a saúde do cidadão, articulando ações voltadas para a defesa e orientação das relações de consumo no estado e a garantia dos direitos humanos.
Entre as estratégias propostas pelo governo está a disponibilização de pontos de hidratação, com bebedouros e carrinhos espalhados nos circuitos da festa, como também a distribuição de copos retráteis biodegradáveis. As medidas prevêem ainda, o lançamento de uma campanha publicitária para estimular o uso sustentável de garrafas e embalagens para o consumo de água, mantendo a integridade física dos foliões ao evitar o uso em casos de agressão, além de contribuir para a redução na emissão de resíduos sólidos.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.