Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito ACM Neto pediu para que os prefeitos das cidades que integram a região metropolitana não autorizassem o funcionamento de locais como bares e restaurantes antes de Salvador.
“Por favor, não abram bares e restaurantes antes da capital alcançar a sua Fase 02 do protocolo vigente. Não é justo que os leitos de UTI estejam em Salvador, que o atendimento hospitalar seja feito pela capital, que nós estejamos vivendo restrição nessa atividade e que a região metropolitana comece a abrir”, disse.
O político teme que a taxa de ocupação volte a subir, retardando o plano de flexibilização das medidas restritivas em Salvador ou até obrigando o regresso para a fase inicial.
Desde a última sexta-feira (24), a cidade entrou na Fase 01 do plano e antes de avançar para a Fase 02, que engloba bares e restaurantes, está previsto um intervalo de 15 dias e, dentro desse período, a estabilização por cinco dias seguidos na taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid em até 70%.