Bandeira LGBTQIA+. Foto: Reprodução.

O dia internacional do orgulho LGBTQIA+, celebrado na última segunda-feira (28) foi o tema do levantamento feito pela Knewin, empresa especialista em análise de conteúdo digital, entre os dias 11 e 28 de junho. O monitoramento analisou 226.919 mil publicações no Twitter para compreender a repercussão do assunto na mídia nacional. Entre os principais assuntos estão as ações contra a homofobia promovidas pelas mais variadas marcas, com um foco principal no time do Vasco da Gama. O clube carioca trocou a tradicional faixa branca de seu uniforme pelas cores da bandeira LGBTQIA+, além disso, o atacante Cano, ao marcar um gol na partida contra o Brusque, no último dia 27, levantou a bandeira de escanteio que levava as cores do arco-íris.

O tema “Orgulho LGBTQIA+” teve um aumento de 86,4% na imprensa nos últimos dois anos (2020 e 2021). Dentre os temas analisados, a ‘homofobia’ foi a mais pautada pela imprensa. A analise foi realizada apenas nos meses de junho de cada ano. O CEO da Knewin, Lucas Nazário, disse que a repercussão do tema pode estar ligada com os debates que aconteceram em alguns programas televisivos. “Um dos possíveis motivos para o crescimento da discussão, foram os acontecimentos relacionados ao reality Big Brother Brasil 2021”, destacou.

Apesar da expressão ‘LGBTfobia’, que abrange as discriminações contra toda a comunidade LGBTQIA+, ser recente, as pautas sobre o assunto também estão ganhando força nas mídias do Brasil. Quando comparado ao ano de 2020, pode-se observar um crescimento de 200% nas matérias publicadas com esta temática. O progresso não admite opressão.