“Salvador – Grandes Obras”, da Ademi-BA. Foto: Divulgação

Comemorando 50 anos de trajetória, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) lança, nesta quinta-feira (30), o livro ‘Salvador – Grandes Obras’. O evento será no Palacete Tira-Chapéu, em um coquetel exclusivo para convidados. A obra traz um testemunho vivo da evolução da capital baiana, mostrando as mudanças urbana e arquitetônica da capital baiana desde o seu nascimento.

Com repertório e rica pesquisa do arquiteto e historiador Francisco Senna, da jornalista Cleidiana Ramos e do editor Fernando Oberlander, da Editora Caramurê, suas quase 400 páginas revelam como o desenvolvimento imobiliário e as grandes construções da cidade moldaram os contornos sociais de Salvador. O texto também analisa a evolução das formas, dos métodos construtivos e a profunda relação entre o edifício e a concepção social do morar.

“A obra é uma viagem poética, ao mesmo tempo em que aborda aspectos técnicos de como surgiram as construções, seus materiais, seus estilos, a relação da cidade com o edifício. Certa vez, eu disse que a arquitetura é uma bela mulher que troca de roupa ao longo da história. Veremos neste livro como essas construções foram se vestindo ao longo do tempo”, afirma Francisco Senna.

Todo o valor arrecadado será revertido para o Selo de Responsabilidade da entidade, que destina recursos para relevantes instituições sociais baianas. “Cinquenta anos é o tempo de um ciclo que amadureceu e construiu alicerces sólidos. Com a sabedoria dessa trajetória, a Ademi-BA presenteia a Bahia com este livro, que é um convite para refletirmos sobre a Salvador de hoje e, principalmente, sobre a Salvador do futuro”, destaca Claudio Cunha, presidente da instituição.

“Salvador – Grandes Obras”, da Ademi-BA. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify