
Comemorando 50 anos de trajetória, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) apresentou, na última quinta-feira (30), o livro ‘Salvador – Grandes Obras’. O lançamento aconteceu durante coquetel exclusivo para convidados no Palacete Tira-Chapéu, em Salvador, reunindo autoridades, parceiros, patrocinadores e associados.
Durante a noite, o público teve a oportunidade de participar de um bate-papo com os autores da publicação: Francisco Senna, arquiteto e historiador, e Cleidiana Ramos, jornalista; e do editor Fernando Oberlaender, da Editora Caramurê. Eles detalharam o processo de pesquisa que culminou nas quase 400 páginas que mapeiam o desenvolvimento imobiliário e as transformações sociais da cidade.
“A arquitetura não é só matéria, a arquitetura também é viva e tem vida própria. Esse livro não é um livro científico, não é um livro técnico, é um passeio que mostra os materiais construtivos, os sistemas, as tecnologias aplicadas, os recursos de cada época. Eu encerro no último capítulo dizendo que vejo a arquitetura como uma bela mulher que troca de roupa ao longo da história. E é exatamente isso. A arquitetura vai se transformando, vai se revelando, vai mudando”, disse Francisco Senna.
A obra traz um testemunho vivo da evolução da capital baiana, mostrando as mudanças urbana e arquitetônica da capital baiana desde o seu nascimento. O texto também analisa a evolução das formas, dos métodos construtivos e a profunda relação entre o edifício e a concepção social do morar. Além disso, todo o valor arrecadado com o livro será revertido para o Selo de Responsabilidade da Ademi-BA, que destina recursos para relevantes instituições sociais baianas.






Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify