Foto: Reprodução/Pexels.

Nesta terça-feira (27), a Prefeitura de Salvador iniciou o cadastro dos adolescentes de 12 aos 17 anos com comorbidades e deficiência física, elencadas no Plano Nacional de Imunização, através de plataforma virtual. A medida, uma antecipação à autorização da vacinação para esse público – foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis, durante apresentação do Road Show Salvador 2021, ocorrido no Teatro Gregório de Mattos (TGM).

“O Ministério da Saúde já sinalizou essa ação e estamos nos antecipando para, quando for autorizada essa vacinação de 12 a 17 anos, começar a partir daqueles que possuem deficiência ou comorbidades, como foi feito com outros públicos prioritários”, afirmou o prefeito.

Ainda, uma ferramenta para os médicos foi disponibilizada a fim de atestar a comorbidades dos pacientes para que estes se tornem aptos à vacinação, segundo o titular da SMS, Leo Prates. “Disponibilizamos uma ferramenta que deverá ser utilizada pelos médicos, a fim de atestar a comorbidade dos seus pacientes para que estes tornem-se aptos à vacinação. Quando tivermos a autorização do Governo Federal e CIB para iniciar a aplicação da vacina desse público, já teremos a lista para que possamos fazer o melhor planejamento da estratégia”, explicou.