A advogada pernambucana Karla Capela Morais acaba de se tornar a única mulher na América Latina contemplada na edição 2020 do Women Leaders in AI, iniciativa da IBM que premia mulheres que se destacaram no uso da inteligência artificial para impulsionar transformação, crescimento e inovação nos mais variados setores.
Com uma carreira no direito de duas décadas, Karla se interessou pela tecnologia há alguns anos, quando um dos clientes de seu escritório, uma grande seguradora com uma ação de massificados, avisou que o sistema de remuneração seria alterado – em vez de continuada, seria na entrada e na saída do pleito, o que impactaria o fluxo de caixa da empresa. “No primeiro momento, aquilo me assustou, mas logo comecei a pensar num jeito de reverter a situação”, conta Karla.
Foi então que a advogada ouviu falar, pela primeira vez, de metodologias ágeis, conjuntos de práticas que proporcionam uma forma mais adaptável às mudanças de gerenciar projetos, produzindo entregas mais rápidas e frequentes. Depois de analisar qual delas seria mais adequada ao mundo jurídico, de prestação de serviço continuado, Karla optou pela modalidade Scrum e a implementou no dia a dia do Raimundo & Capela, o escritório do qual é sócia.