Na última terça-feira (20), o Grupo de Advogados da Bahia se reuniu cerca de 80 participantes, advogados experientes, jovens e recém-formados, que atuam em Salvador e no interior do Estado para discutirem os rumos da advocacia baiana. Através da troca de experiências, o evento abordou os desafios e os avanços presentes no dia a dia da profissão.
O mediador do encontro e advogado criminalista, Levy Moscovits, usou do projeto Jovem Advocacia Dativa como um exemplo da importância da força de vontade. “A gente pensou esse projeto em um dia, no dia seguinte já estavam acontecendo as reuniões com os alunos que queriam participar. Fomos indicados ao prêmio Innovare e hoje desenvolvemos atividades com jovens profissionais auxiliando-os a atuar na esfera criminal. Já alcançamos 20 comarcas onde não há Defensoria Pública”, compartilhou.
Já Cláudio Melo, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB-BA), exaltou o encontro como um momento de reunir ideias, ouvir e trazer experiências para exercer a profissão com mais dignidade. Em seguida, os advogados Ibsen Noronha Fernandez, David Bellas e o Procurador Gutemberg Macedo, exemplificaram a busca por essa dignidade no direito. “Muitos de nós encontramos dificuldades no nosso dia a dia, quando poderíamos discutir soluções com o próprio judiciário. Soluções práticas e efetivas para a melhoria do sistema jurisdicional como um todo”, disse Ibsen.
O ponto alto foi a fala da advogada Aline Batista Moscovits sobre a presença das mulheres no primeiro encontro do grupo de advogados. “Estamos unidas e não queremos ser melhores e maiores. Queremos trabalhar juntas, juntos, com todos, com os mesmos direitos, em pé de igualdade”, afirmou Aline, enquanto exaltava a participação e reconhecimento das profissionais.
O encontro ainda contou com o advogado trabalhista Yves Freire, abordando a realidade com a Justiça do Trabalho, e com o advogado criminalista Abel Martins Guerra Lima, falando sobre experiências. Além disso, também foi comentado a política do OAB, com o anúncio das candidaturas de Daniela Borges e Ana Patrícia, e o anúncio do vice-presidente, Hermes Hilarião. “Nós viemos hoje discutir os nossos problemas e o nosso lugar, os nomes estão surgindo e as eleições irão ocorrer na segunda quinzena de novembro”, disse Yves Freire.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify