
Impossibilitado de receber aviões a jato por questões de segurança, desde outubro de 2022, o Aeroporto de Fernando de Noronha voltará a aviões a jato, a partir desta terça-feira (18). A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a retomada após o governo de Pernambuco e a concessionária responsável pelo aeródromo terem iniciado as obras para garantir segurança na pista de pouso e decolagem. Com as intervenções iniciais já realizadas, a entidade nacional liberou de forma parcial as operações. A previsão para entrega da recuperação completa da pista é entre março e dezembro deste ano.
“As intervenções realizadas até o momento incluem a requalificação de uma faixa central de 18 metros de largura ao longo de toda a extensão da pista de pouso e decolagem, bem como a recomposição provisória da sinalização horizontal, que permite o retorno com segurança das operações de aeronaves a jato”, afirmou a agência reguladora, em nota. A realização e conclusão das obras são condições essenciais para que os voos de aviões a jato possam ocorrer de forma definitiva.
O retorno das aeronaves a jato veio, inclusive, com certa urgência, devido à suspensão das operações da Voepass, que atendia o arquipélago com aeronaves de menor porte. Em virtude disso, a Latam realizou voos na última semana, na rota Recife-Fernando de Noronha, com o Airbus A319, para atender os passageiros da Voepass.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify