Aeroporto de Porto Seguro. Foto: Divulgação/Seinfra.
Aeroporto de Porto Seguro. Foto: Divulgação/Seinfra.

A segurança das operações aéreas no Aeroporto de Porto Seguro, localizado na Costa do Descobrimento, será aprimorada com a realização de obras que visam melhorar a drenagem na pista de pouso e decolagem. Com investimento de R$ 1,6 milhão, os serviços de “grooving” irão facilitar o escoamento da água, especialmente durante o período chuvosos na região. Conduzido pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), o processo licitatório para a obra está em andamento, e prevê a abertura das propostas das empresas interessadas para a próxima segunda-feira (17).

A região da Costa do Descobrimento é uma das mais visitadas da Bahia, combinando história e belezas naturais, principalmente das praias. O Aeroporto de Porto Seguro foi o que teve maior movimentação total de passageiros no último ano entre os aeroportos regionais baianos. De acordo com dados da Diretoria de Terminais e Aeroportos (DTE) da Seinfra 2,2 milhões de passageiros foram recebidos pelo equipamento. Em julho de 2024, outras ações de requalificação foram concluídas: a pavimentação da pista de pouso e a regularização das faixas laterais.

Outro processo licitatório também está em andamento para a elaboração de Planos Básicos de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA), além de um levantamento topográfico, contribuindo com a manutenção ou retomada da operação com aviação geral de 32 aeródromos baianos. A ação visa possibilitar a a regularização dos equipamentos aeroviários conforme as exigências dos órgãos responsáveis, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A abertura das propostas está prevista para esta sexta-feira (14).

Aeroporto de Porto Seguro. Foto: Reprodução.
Aeroporto de Porto Seguro. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook, InstagramLinkedIn e Spotify