Com as obras de requalificação, o Salvador Bahia Airport, membro da rede Vinci Airports, deixou claro o seu compromisso ambiental e renovou inteiramente o seu sistema de refrigeração. O resultado é perceptível para quem passa pelo terminal, mas o que muitos não sabem é que, além de uma temperatura mais agradável, o sistema de ar-condicionado do aeroporto é mais sustentável.
Não só possui maior eficiência energética, como ele também conta com uma estrutura que permite a captação e reuso da água que seria descartada no processo. Graças à implantação da nova estrutura, em um ano serão reaproveitados 15.768 m³ desse recurso natural.
A água reaproveitada é aquela usada dentro das vinte máquinas de ar-condicionado para resfriar o ar extraído do ambiente. Ela é capturada e armazenada em tanques com capacidade de 5.400L cada e destinada ao abastecimento das torres de resfriamento do Aeroporto. Assim, a água que poderia ser descartada é reinserida no sistema, de acordo com o conceito de economia circular.