Salvador Bahia Airport. Foto: Divulgação.

O Salvador Bahia Airport recebeu a certificação da ISO 14001 e foi o primeiro do Brasil a ser reconhecido com a norma internacional que confirma a excelência do seu sistema ambiental. O aeroporto é a primeira concessão da rede Vinci Airports no país, que tinha a certificação como uma meta a ser cumprida até 2030 e tem o objetivo de atingir a neutralidade de carbono até 2050.

A certificação, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), também atesta que o operador aeroportuário possui compromisso com o desenvolvimento sustentável, por meio de processos e procedimentos, e é capaz de fazer o gerenciamento do impacto ambiental de suas atividades. 

Para reforçar o compromisso com a economia circular e a sustentabilidade, o Salvador Bahia Airport inaugurou em setembro uma nova estrutura que concentra as principais iniciativas ambientais do terminal. Entre elas estão a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), a Central de Resíduos Sólidos e um Centro da Biodiversidade com mais de 600 m².

“Quando assumimos o aeroporto, em 2018, iniciamos a construção do Sistema de Gestão Ambiental e a padronização dos nossos processos e procedimentos. Para a implantação do Sistema, contamos com o envolvimento de praticamente todas as áreas da empresa, por meio do alinhamento de suas atividades”, comemora Alessandra Reis, gerente de Meio Ambiente da Vinci Airports no Brasil.

Desde 2018, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais e foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal, um investimento de R$ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, passando a atender até 15 milhões de passageiros por ano.

Aeroporto de Salvador. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.