Joffrey Mai recebe a premiação. Foto: Crédito: Juan Sias.

O Aeroporto de Salvador recebeu pela terceira vez o Green Airport Recognition, reconhecimento concedido pelo ACI-LAC (Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe). A condecoração foi anunciada na última segunda-feira (03), durante a Assembleia e Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe, realizada em Buenos Aires, na Argentina. Ela foi recebida pelo diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da VINCI Concessions, Joffrey Mai.

O reconhecimento tem como objetivo promover as melhores práticas ambientais para minimizar o impacto da aviação no meio ambiente e foi obtido por meio da apresentação do projeto de Compostagem Acelerada. Implantado em 2022, no Salvador Bahia Airport, ele foi uma forma encontrada de dar uma destinação mais nobre aos resíduos orgânicos, que se tornam matéria-prima para a geração de água de reuso. Até 68 mil litros de água podem ser economizados por mês.

Como funciona a compostagem acelerada: resíduos de alimentos, como frutas, legumes, verduras e proteína animal, são inseridos em um composteira, com tecnologia exclusiva de biodigestão da Bioconverter. O equipamento o processa e em até 24 horas o transforma em efluente. Após isso, o líquido é enviado para a Estação de Tratamento de Efluentes, onde é gerada a água de reuso, que é usada para descarga nos sanitários e torres de resfriamento.

Aeroporto-Salvador-Anota-Bahia
Aeroporto de Salvador. Foto: Will Recarey.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.