Elaine Hazin, Sonia Guajajara, Raquel Fonseca, Verinha Nunes e Sandra Benites. Foto: Matheus Alves.

A exposição Nhe´ ẽ Se, realizada pela agência baiana Via Press Comunicação, liderada por Elaine Hazin, inaugurou na noite da última terça-feira (9), na Caixa Cultural Brasília. O lançamento contou com a presença de autoridades para reverenciar a mostra que reúne obras de 12 artistas indígenas vindos de diferentes regiões do Brasil. O projeto fica em cartaz até o dia 9 de julho, com visitação gratuita.

Marcaram presença no evento a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, a Deputada Federal Célia Xakriabá (Psol/MG), a presidenta nacional da Funarte, Maria Marighella, artistas como as expositoras Aju Paraguassu e Tamikuã Txihi, jornalistas, amantes das artes e formadores de opinião.

A exposição, que tem curadoria de Sandra Benites e Sallisa Rosa, chama a atenção para a urgência de desejo de fala, assim como a força política, e a beleza conceitual da arte e das culturas indígenas. Nhe´ ẽ Se é uma expressão em guarani que significa o desejo de fala, a expressão do espírito e o diálogo como cura.

A noite de lançamento foi aberta na entrada do centro cultural com uma apresentação do povo Kariri-Xokó, tribo indígena de cultura musical que tem no Toré sua representatividade maior. Para a ministra Sônia Guajajara, o momento foi de celebração, “é com muita felicidade que eu vejo que estamos ocupando espaços com a nossa arte e ver aqui tanta gente interessada por ela, me emociona”, declarou.

Equipe da exposição. Foto: Matheus Alves.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.