De 28 de agosto até 1º de setembro, Salvador vai receber o espetáculo “Ficções”, um monólogo estrelado pela atriz Vera Holtz e performance especial do violoncelista italiano Federico Puppi, no Teatro Sesc Casa do Comércio. Sob a direção de Rodrigo Portella, a produção tem inspiração no livro “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, do escritor Yuval Noah Harari.
A obra de Harari afirma que o grande diferencial do homem em relação às outras espécies é sua capacidade de inventar, de criar ficções, de imaginar coisas coletivamente. Com isso, o espetáculo busca desafiar o público a explorar as possibilidades de tudo que sonda o indivíduo, como dinheiro, leis, política, deuses e nações, trazendo novas reflexões.
“É um livro que permite uma centena de reflexões a partir do momento em que nos pensamos como espécie e que, obviamente, dialoga com todo mundo. Acho que esse é o principal mérito da obra dele”, conta Felipe H. Lima, que comprou os direitos para adaptar o livro para o teatro, em 2019. Segundo Portella, foi preciso construir uma dramaturgia original a partir das premissas de Harari, mas que em nenhum momento se pretende dar conta do livro na peça. O intuito é promover um diálogo entre as obras, caracterizada como uma performance de construção.
Durante as cenas, Vera canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca, instiga a plateia e interage com o músico Federico Puppi, autor e performer da trilha sonora original. “Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia. O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada”, declara Vera.