X/Twitter. Foto: Mati Mango/Pexels

Na madrugada deste sábado (31), em torno do horário de 01h45, foram registradas as últimas interações dos brasileiros no X, antigo Twitter. A suspensão das atividades foi realizada após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

No final da tarde da última sexta-feira (30), o ministro emitiu uma notificação para a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), determinando o corte imediato do funcionamento do X no Brasil. A ordem de suspensão ocorreu após a empresa comandada por Elon Musk não apresentar um representante legal da rede social no país.

Segundo o documento emitido pelo STF, a medida foi tomada ante aos “reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais e inadimplemento das multas diárias aplicadas, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e Poder Judiciário brasileiros, para instituir um ambiente de total impunidade e “terra sem lei” nas redes sociais brasileiras”.

Além da suspensão do funcionamento da rede social no Brasil, a determinação do STF também implica na remoção imediata do aplicativo nas lojas dos sistemas operacionais, como Apple Store e Google Play Store, e na utilização da Virtual Private Network (VPN) – rede privada de conexão para navegação criptografada, podendo ser utilizada para acessar sites não autorizados em alguns países -, implicando em multas de R$50 mil para quem utilizar “subterfúgios tecnológicos” para acessar o X.

X, antigo Twitter. Foto: Getty Images.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify