Com uma grande cartela de frutas, além de conservas e outras preparações para consumo, a Bahia foi responsável por cerca de 20% das exportações deste mercado do país, no último ano. O número indica a presença do estado na segunda colocação nacional, ficando atrás apenas de Pernambuco.
Segundo a Secretaria de Agricultura, Irrigação, Pecuária, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), a manga foi a fruta mais vendida pelo agronegócio baiano em 2023, correspondendo a 61% do total de frutas exportadas pelo mercado estadual. O item gerou R$802 milhões em comercialização, representando 126 mil toneladas distribuídas para o exterior.
Em sequência, as uvas, limões e limas também são destaques do comércio agrícola da Bahia. Ao todo, as exportações ultrapassaram o valor de R$1,5 bilhão em vendas. Em comparação com 2022, o crescimento foi de 49%. Os principais destinos das frutas baianas são os países pertencentes à União Europeia, os Estados Unidos e o Reino Unido. Ambos somados representam 92,37% do total de compradores da produção baiana.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify