No Brasil, o agronegócio é responsável por empregar 27% da população ocupada no país, de acordo com um estudo da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) em parceria com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). No 1º trimestre, foram registrados 28,1 milhões de brasileiros trabalhando no setor, o que configura um número recorde. Além disso, o segmento viu um aumento de 237 mil empregos, quando comparado ao mesmo período de 2022.
Ainda de acordo com a pesquisa, o crescimento é justificado pelo desempenho na produção agrícola dentro da porteira, que resultou em uma safra recorde, aumentando em aproximadamente 7% o número de pessoas empregadas em agro serviços, como logística, transporte e armazenagem. O agronegócio é composto por quatro segmentos, sendo eles, insumos para a agropecuária, produção agropecuária primária, agroindústria (processamento) e agro serviços.
O levantamento também aponta para uma maior formalização da mão de obra do setor, uma vez que o elevado número de pessoas ocupadas com o agronegócio está relacionado com empregos com carteira assinada, com destaque para trabalhadores com maior nível de instrução e para o aumento da presença feminina no segmento.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.