CHEGADA DE INFORMAÇÕES AOS MEMBROS DA COMUNIDADE SURDA É UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DA PANDEMIA. FOTO: REPRODUÇÃO

Criado na Bahia, o projeto LibrasInterConect, idealizado pelo baiano Aisamaque Gomes, está interligando profissionais intérpretes de Libras com os profissionais de saúde e possibilitando o atendimento de pessoas surdas em meio à pandemia da Covid-19.

A plataforma, que tem um website e um aplicativo, conta com a parceria entre profissionais de saúde e intérpretes para informar, comunicar e acolher as pessoas com deficiência auditiva nos sistemas de saúde.

De acordo com Aisamaque, o LibrasInterConect é pioneiro nacionalmente por desenvolver um suporte tecnológico com esta finalidade.

“A interação simultânea e a fonte das informações referentes ao enfrentamento e combate ao novo Coronavírus para as Pessoas Surdas são as principais inovações. O surdo poderá ter um sistema centralizado de informações sobre a Síndrome Respiratória, além de ser atendido por um profissional capacitado, a partir da intermediação comunicativa do profissional intérprete de Libras, caso apresente sintomas”, explicou.

Aisamaque é professor de Libras no Instituto Federal Baiano de Itapetinga, e, com a aprovação do projeto no Conselho Nacional dos Institutos Federais (Conif), deve instalá-lo paulatinamente em cidades como Itapetinga, Uruçuca e Teixeira de Freitas, expandindo para Salvador e Vitória da Conquista em breve.