Nesta quinta-feira (23), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi palco do I Seminário da Procuradoria Especial da Mulher e do Encontro da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados Itinerante. O encontro contou com a presença de Edilene Lôbo, ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Soraya Santos, deputada federal e procuradora da mulher da Câmara dos Deputados. Além de Elisângela Araújo, Secretária de Políticas para as Mulheres, e deputadas federais e estaduais, vereadores e mulheres de vários municípios.
Fabíola Mansur, deputada estadual, responsável por conduzir o evento, falou sobre a importância do Seminário. “A gente propôs o projeto de resolução para a criação da Procuradoria Especial da Mulher no Estado da Bahia. Para quê serve isso? A gente não tem um órgão oficial dentro das casas legislativas que represente, que articule e que fortaleça a rede de proteção às mulheres com o judiciário e com o executivo”, afirmou. Na sequência, a deputada exemplificou com uma situação. “Uma mulher que vem ao poder legislativo já vítima de violência para renovar uma medida protetiva, porque está com problemas de depressão, porque sofre ameaças, ou que não sabe como denunciar, ou que não teve acesso a um assessoramento jurídico, ela precisa de um encaminhamento mais formal”.
Além disso, Fabíola falou da inauguração da sala da Procuradoria Especial da Mulher da Alba, cedida pelo presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes. O espaço vai funcionar para atendimento às mulheres vítimas de violência com psicólogas, assistentes sociais e departamento jurídico, com termos de cooperação assinado neste dia com a Defensoria Pública do Estado da Bahia.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.