Tiago-Santana-Anota-Bahia
Perigeu (autorretrato com lua cheia). Foto: Divulgação.

No dia 12 de maio, às 19h, a Alban Galeria apresentará a exposição “Estrelas flamejantes em manhã de sol”, do artista visual baiano Tiago Sant’Ana. A mostra reúne mais de 20 obras inéditas, produzidas para a ocasião, e é acompanhada do ensaio crítico de Marcelo Campos, curador-chefe do MAR – Museu de Arte do Rio e professor da UERJ.

O título da exposição é inspirado num texto da década de 1960 do escritor americano James Baldwin, no qual ele tece uma comparação entre a mobilidade social do homem negro da diáspora e elementos celestes. Tendo esse ponto de partida, Tiago Sant’Ana traça uma metáfora em que céu, lua, luz e sombra dão visualidade a um conjunto de trabalhos onde a masculinidade negra assume uma posição central.

Sant’Ana já ganhou prêmios como o Soros Arts Fellowship da Open Society Foundation e a Bolsa ZUM do Instituto Moreira Salles. Recentemente, suas obras passaram a integrar o acervo do Denver Art Museum, nos Estados Unidos, e do MASP, em São Paulo. Atualmente, o artista está em cartaz em diversas exposições, como “The silence of tired tongues” na Framer Framed em Amsterdam e “Encruzilhada” no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador. 

Confira algumas das obras:

Lunar. Foto: Divulgação.
Estudo #8. Papel seco e acrílica sobre papel de algodão. Foto: Divulgação.
Leva na garganta uma ferida acesa. Foto: Divulgação.
Estrelas flamejantes em uma manhã de sol (Julio em Eclipse). Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.