O deputado estadual e ex-jogador, Bobô Tavares, propôs um projeto para a concessão do Titulo de Cidadã Baiana à cantora Alcione. Com isso, o parlamentar justifica afirmando que a cantora está enraizada na Bahia e que se identifica com a terra baiana. “Sua imagem é indissociável da cultura que conforma a nossa gente. Marrom é filha da Bahia de fato, mas é preciso o título de direito para consagrar a relação ancestral, musical e duradoura”, declara. Segundo o ex-jogador, Alcione possui uma relação especial com a Bahia, conectada pelas raízes africanas que marcam a cultura e história dos dois estados nordestinos, Bahia e o estado da cantora, nascida no Maranhão.
“São os estados das religiões de matrizes Yorubá, Gegê e Bantu. A Roça do Ventura e o Terreiro do Bogum, na Bahia, a Casa Tambor de Mina e a Casa Fanti Ashanti, no Maranhão, apenas para citar os templos tombados pelo Iphan, são expressões vivas e presentes no cotidiano destes dois torrões nordestinos”, explica. Além disso, Bobô ressalta que a cantora, popularmente conhecida como Marrom, já gravou e interpretou músicas de vários artistas baianos. “Já cantou Ilê Aiyê, Olodum, Araketu e é uma das mais prestigiadas sambistas no território baiano. Alcione é uma fi lha legítima da Bahia. Uma mulher negra, guerreira, talentosa, generosa e inspiradora”, afirma o parlamentar.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.