Davi Alcolumbre. Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes se reuniram nesta terça-feira (4) para discutir medidas de enfrentamento ao crime organizado. O encontro tratou também do uso de tecnologias para aprimorar a segurança pública e fortalecer o combate às organizações criminosas.

Em nota, a presidência do Senado informou que Alcolumbre reafirmou o compromisso do Congresso com soluções legislativas “responsáveis e democráticas” para proteger a vida dos brasileiros. A reunião ocorreu no mesmo dia em que o Senado instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado.

A CPI será presidida pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e terá Hamilton Mourão (Republicanos-RS) como vice. O relator será Alessandro Vieira (MDB-SE). O grupo, composto por 11 titulares e sete suplentes, terá 120 dias para concluir os trabalhos.

Os senadores deverão investigar a estrutura, a expansão e o funcionamento de milícias e facções, além de propor melhorias na legislação para o combate a esses grupos. O objetivo é compreender o modo de atuação das organizações e apontar medidas efetivas de enfrentamento à criminalidade.

Alexandre de Moraes. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, e Spotify