Na última quinta-feira (06), o velejador Aleixo Belov, e o vice-almirante e comandante do 2º Distrito Naval, Antônio Carlos Cambra, receberam a Medalha de Honra ao Mérito Náutico, a primeira homenagem concedida pela Associação Náutica da Bahia (ANB). A cerimônia aconteceu durante um jantar no Yacht Clube da Bahia.
Segundo o presidente da ANB, Santiago Campo, o título reconhece dois ícones da náutica baiana. “Temos que divulgar para a comunidade que existe um norte na náutica, uma história, um professor, um navegador, um empresário e um empreendedor, que é Aleixo Belov. E o Museu do Mar é um legado que ele deixa por tudo que construiu ao longo de sua trajetória de vida, de família e como empresário. Isso é um orgulho para nós”, conta. Sobre Cambra, o diretor destaca o apoio que vem concedendo à entidade e sua visão do mar, empreendedorismo e economia do mar. “Ele tem revolucionado a área, fazendo uma interface com o governo, com as academias e com a iniciativa privada. Estamos muito felizes com esse marco na história da ANB em começar a homenagear autoridades através desses dois ícones”, pontuou Santiago.
Durante a cerimônia, Aleixo Belov revelou que quando decidiu se aventurar no mar, nunca foi pensando em reconhecimento através de títulos e medalhas. Além disso, também destacou a importância de olharmos para a riqueza do Brasil. “Nós temos os maiores rios: o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. Nós temos ainda a Amazônia Azul, cheia de petróleo, temos o cerrado, cheio de soja e de uva, de todos os tipos. O Brasil é um país riquíssimo. O que precisamos mesmo é educar o povo para que o nosso país seja melhor ainda”, declarou.
O vice-almirante Cambra, ao receber a homenagem, relembrou sua trajetória de vida até chegar à Marinha, através de seu pai, que era empreendedor e trabalhou no segmento náutico. Em seguida, também prestou reconhecimento e saudações a Belov e seu trabalho. “O Museu do Mar Aleixo Belov que faz um magnífico trabalho, principalmente junto às crianças, e a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval e suas Organizações Militares, que está sempre trabalhando em prol da proteção das nossas riquezas nos rios e na nossa Amazônia Azul, bem como incentivando a ampliação da discussão sobre a importância do mar e da Economia do Mar”, disse.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify