Aleixo Belov. Foto: Divulgação.

O velejador e escritor Aleixo Belov, 80 anos, transformou a expedição que realizou à Passagem Noroeste, um dos trechos mais difíceis da navegação mundial, em um livro que será lançado no dia 1º de junho, a partir das 18h, no salão de festa do Yacht Clube da Bahia, localizado na Ladeira da Barra.

Iniciada em 5 de fevereiro de 2022 e concluída no dia 12 de novembro do mesmo ano, a viagem foi a primeira a ser completada por uma embarcação com a bandeira brasileira. Foram percorridas mais de 20.000 milhas náuticas, em um percurso que passou pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico, com seus trechos congelados.

“Passagem Noroeste 2022” é o décimo primeiro livro escrito por Belov e narra toda a viagem feita pelo comandante, na época com 79 anos, a bordo do Fraternidade, embarcação que já foi utilizada pelo velejador em outras viagens, como nas duas das cinco voltas ao mundo que realizou e nas viagens à Antártica e ao Alaska.

Na ocasião, ainda poderá ser conferida uma exposição inédita com imagens da viagem, assinada pelo fotógrafo Leonardo Papini. Ele foi um dos integrantes do veleiro-escola Fraternidade, usado na viagem, junto com o marinheiro Osvaldino Dórea (Lito), a oceanógrafa Larissa Nogueira, a estudante Ellen Brito, o mecânico Hermann Brinker e o engenheiro civil Maurício Pitangueiras.

Passagem Noroeste 2022. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify