O baiano, Alessandro Peixoto, coordenador de Qualidade da VINCI Airports no Brasil, vai assumir a presidência do Grupo Brasileiro de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (BASeT), para o biênio 2024/2025, sucedendo Klaus Goulart Brum. No mesmo período, Renato Lima, representante da CCR Aeroportos, será vice-presidente.
Peixoto avalia que estar à frente do grupo é importante, pois a segurança faz parte dos pilares fundamentais da VINCI Airports, concessionária que administra o Salvador Bahia Airport. “O Grupo promove a união e interação colaborativa da indústria para discussão de diversos assuntos, que podem propor mudanças normativas, aplicação de melhores práticas e criação de manuais técnicos, tudo em prol da segurança da aviação civil”, explica.
Vale lembrar que o BASeT pode instituir subgrupos de estudos, que serão estimulados a apresentar trabalhos, estudos, relatórios e dados para o desenvolvimento de um produto, que é apresentado em até um ano para a indústria da aviação civil. Com isso, para 2024, o comitê contará com seis subgrupos, com temas como o emprego de inteligência artificial no processo de credenciamento aeroportuário, novas tecnologias para execução de vistorias e rondas no perímetro operacional e aprimoramento dos exercícios de segurança (AVSEC).
“Quero fortalecer a cultura da segurança, que é algo feito por todos. Então, vamos produzir materiais que ajudem tanto os passageiros como os profissionais que trabalham nos aeroportos, para poder mostrar a importância de todos nesse processo”, declara Alessandro Peixoto.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.