![Almacor. Foto: Divulgação.](https://anotabahia.com/wp-content/uploads/2025/02/anotabahia-almacor-2024-08-02-zk-almacor-32581-857x1200.jpg)
Neste final de semana, Salvador recebe o lançamento da Almacor, marca de roupas e objetos de casa que se destaca por suas peças com ilustrações exclusivas assinadas por jovens com deficiência. Idealizada pela mineira Cynthia Jaber, a inclusão é um dos principais pilares do projeto, que também conta com a psicóloga baiana Cecília Freyre, mãe de dois adolescentes diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e uma estudiosa do assunto. O brunch de lançamento da Almacor na capital baiana acontece neste sábado (08), na Praia da Penha, com uma seleção de peças sob curadoria da NORDESTESSE.
Com ampla experiência na área têxtil, Cynthia usou seu conhecimento para garantir a qualidade das peças, escolhendo os melhores tecidos para confecção, como seda pura, linho, algodão e viscose. A partir da chegada de Cecília à marca, a Almacor expandiu e lançou uma linha de produtos para casa, com cerâmicas e jogos americanos. “Sou apaixonada por design, e acho que há muito o que explorar nessa área também”, diz a baiana.
A equipe da marca é composta por um time de 4 jovens artistas neurodivergentes e PcD, que possuem um estilo único de pintura, são eles: Bernardo Tochilovsky, João Elyo Araújo Castro, Clara Woods e Gio Freyre. As obras criadas pelos quatro são transformadas em estampas que, posteriormente, são aplicadas nas peças da coleção, vestido, saias, calças quimonos e caftãs, com design assinado pelo estilista Antonio Gomes. “Nossa missão é tirar o extraordinário do invisível. Os diagnósticos que nossos artistas receberam não os definem”, afirma Cynthia, responsável pela direção criativa da marca.
![Almacor. Foto: Divulgação.](https://anotabahia.com/wp-content/uploads/2025/02/anotabahia-almacor-2024-08-02-zk-almacor-31629-800x1200.jpg)
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify