Considerada a maior festa de rua do mundo, o Carnaval de Salvador atrai um grande número de baianos e turistas durante o mês de fevereiro. Além da capital, outras cidades do estado recebem diversos visitantes no período da folia. No total, cerca de 3 milhões de pessoas estiveram em Salvador e outros destinos da Bahia nas últimas duas semanas, de acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur). Além disso, a época da festa momesca gerou mais de R$6,6 bilhões de receita, segundo o órgão.
O alto índice de visitantes durante o Carnaval gerou uma ocupação acima de 95% da rede hoteleira em Salvador. Outras 87 cidades do estado também receberam turistas, impulsionados pelo período da folia, com destaque para os litorais norte e sul da Bahia, além da Chapada Diamantina. “O Carnaval é uma atividade transversal. São muitos os atores que contribuíram para os resultados virtuosos, tanto na alegria como na economia […] Muitas pessoas voltam para conhecer outros atrativos nas 13 zonas turísticas baianas”, relatou Maurício Bacelar, titular da secretaria.
O Aeroporto de Salvador registrou um aumento de 26% de crescimento de seu fluxo, em comparação com o Carnaval do ano passado. Turistas brasileiros oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte apresentaram maior volume. Além destes locais, muitos visitantes argentinos e de países da Europa, como a Polônia, desembarcaram na capital baiana, através de linhas aéreas e embarcações no Porto de Salvador, onde registrou a chegada de 80 mil pessoas no período.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.