Estudantes do projeto "Era Uma Vez... Brasil". Foto: Jefferson Peixoto/Secom-Pms.
Estudantes do projeto Era Uma Vez… Brasil. Foto: Jefferson Peixoto/Secom-Pms.

Nesta quinta-feira (14), 14 estudantes da rede municipal de ensino irão embarcar em uma viagem para Lisboa, capital de Portugal. O intercâmbio sociocultural faz parte do projeto “Era Uma Vez… Brasil”, iniciativa voltada para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de educação. Além dos alunos soteropolitanos, também foram escolhidos estudantes de Mata de São João e Jacobina.

Aberto para alunos da Bahia, Pernambuco e São Paulo, o projeto permite uma troca entre os estudantes dos dois países, que estudam a história por perspectivas diferentes. A ação contemplou duas etapas: na primeira foi pedido para os alunos que desenvolvessem uma história em quadrinhos com a temática escolhida este ano, Independência do Brasil. Os melhores trabalhos passaram para a segunda fase, na qual os adolescentes, além de participar de um acampamento, criaram curtas-metragens.

“É uma ação integrada ao ambiente escolar, não apenas focada na viagem em si, mas em um trabalho contínuo junto às escolas e professores de História, recontando a história do Brasil por uma perspectiva não eurocêntrica. Esse é o grande diferencial do projeto: sair da centralidade europeia e promover outros protagonismos, permitindo que os alunos reconheçam seu lugar nessa história”, explica Marici Vila, a diretora executiva do projeto “Era Uma Vez… Brasil”.

Estudantes do projeto "Era Uma Vez... Brasil". Foto: Jefferson Peixoto/Secom-Pms.
Estudantes do projeto Era Uma Vez… Brasil. Foto: Jefferson Peixoto/Secom-Pms.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify